Dia 26 de outubro de 2016, no Condomínio Central Park Residencial em Juazeiro do Norte – CE, foi realizada a “EXPO PARK: O lixo vira ouro”, uma exposição resultante da parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Laboratório de Águas, Efluentes e Metais Pesados (LAEMP), o Condomínio Central Park Residencial e a Associação Engenho do lixo.
A abertura da EXPO PARK contou com a presença do mentor intelectual do projeto, Prof. Pós Doutor Rodolfo José Sabiá; da aluna de Engenharia de Produção Mecânica da URCA, Itayna Mônica Cardoso Libório; do superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU), Eraldo Oliveira; do venerável da Loja Maçônica Cavalheiros Espartanos, José Mario Pontes de Vasconcelos; e do Empresário e representante do Condomínio Central Park Residencial, Ednaldo José da Silva.
A iniciativa proveio de um trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Produção Mecânica da URCA que tem por objetivo planejar e implantar um sistema de coleta seletiva no Condomínio Central Park Residencial, motivando a participação de todos e criando um sistema de coleta, tratamento e disposição para os resíduos gerados, desde a seleção e separação até a destinação final.
Nesta perspectiva, o objetivo do evento é informar, motivar e mobilizar os moradores do Condomínio Central Park Residencial sobre o tema Coleta Seletiva. Todavia, de início, segundo o Coordenador geral do LAEMP e idealizador do projeto, Prof. Pós Doutor Rodolfo José Sabia, o sistema foi implantado apenas em um edifício residencial, mas a intenção é poder expandir o projeto para outros condomínios da região.
“(…) E a gente tem que acreditar que isso é uma solução do meio ambiente e da sociedade, porque só assim nós vamos ter um meio ambiente ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. ”, destaca o Pós Doutor.
Maiores informações, acesse abaixo a reportagem disponibilizada pela TV Verde Vale.
Venha e junte-se a esta iniciativa! Contamos com a sua participação.