Avaliação dos impactos ambientais causados pela falta ou inadequação da gestão de resíduos sólidos e líquidos no município de Juazeiro do Norte – CE


Semana de Iniciação Científica – “Ciência & Sociedade: Caminhos para o Futuro” 23 a 27 de novembro 2009 ANAIS . Na página 213 à 214.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE CIENCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

XII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Ciência & Sociedade: Caminhos para o Futuro

DE 23 A 27 DE NOVEMBRO DE 2009

ISSN 1983-8174

Autores:
Yanna Raquel Vieria Grangeiro
Rodolfo José Sabiá

Resumo: Juazeiro do Norte possuí um território de 219Km2, cerca de 300 mil habitantes, e recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano. Está inserido na bacia hidrográfica do salgado, e tem como principais drenagens o rio Salgado e o riacho dos Macacos, possui potencial de água subterrânea a qual é responsável por 98% do abastecimento público, sendo realizado a partir de uma bateria de 38 poços tubulares, estes produzem mensalmente um volume de 1.191.472,60 m3, que percorrem uma extensão de rede de 327.693,699 m, para chegar até a população através de 62.939 ligações de água, todo esse esquema é operado pela CAGECE. A falta parcial de saneamento básico e a ausência de controle na explotação desses poços estão influenciando os aqüíferos Rio da Batateira e Missão Velha. Grande parte desses poços estão situados às margens do Riacho dos Macacos, e este está servindo de canal para despejos de efluentes domésticos. O projeto pretende explicar e avaliar os impactos ambientais no município de Juazeiro do Norte. Para o mesmo ter maior veracidade em suas conclusões, serão inventariados setores de maior densidade demográfica com deficiência ou ausência de saneamento básico, através de periódicas visitas e adoção de questionários junto com as comunidades da cidade; serão analisadas a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto do município, a partir de intensas visitas com coletas de amostras para avaliação do sistema de tratamento; a qualidade das águas será monitorada através de coletas mensais de amostras nos mananciais superficiais e subterrâneos em pontos estratégicos, serão analisados os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos; será feita a quantificação da produção sazonal dos resíduos sólidos e líquidos, os quais terão a sua procedência e alocação indicadas; serão propostas medidas mitigadoras. A partir desta pesquisa espera-se alcançar uma melhor qualidade de vida no município.

Link para acessar o material que está na página 213 à 214: Avaliação dos impactos ambientais causados pela falta ou inadequação da gestão de resíduos sólidos e líquidos no município de Juazeiro do Norte – CE.

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *