XXXVI Encontro nacional de Engenharia de Produção: “Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modelização do Brasil” – João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016.
Autores:
Itayna Monica Cardoso Liborio
Cassia Taisy Alencar de Andrade
Fernanda Dias da Silva
Rodolfo José Sabiá
Rosa Maria de Medeiros steroidi italia Marinho
Resumo: As questões ambientais vêm ocupando cada vez mais espaço no mercado econômico e tem sido motivos de debates em todos os países. O crescente desenvolvimento do setor da construção civil é um desses assuntos, devido à quantidade de resíduos sólidos deixados, assim como a melhor utilização dos recursos naturais, e para isso foi criado os selos ambientais. Os mais conhecidos no Brasil são os LEED, AQUA e Casa Azul. O presente artigo tem como objetivo identificar a certificação de melhor desempenho a ser utilizado para edificações residenciais no Brasil, portanto, foi realizada uma análise comparativa através das ferramentas AHP e ANP. Após a estrutura montada, iniciou-se uma fixação de pesos para definir a importância dos critérios e subcritérios alocados ao programa. Os pesos foram colocados de acordo com as informações coletadas no trabalho, combinando com uma pesquisa feita com pessoas que já teriam estudado sobre os selos de certificação abordados. Assim obtivemos das analises que o Modelo de Certificado mais adequado é o Selo Casa Azul, com 44,4099%, seguido do selo LEED com 33,8607%, e por último o selo AQUA com 21,7294%.
Link para acessar o material completo: Analise e tomada de decisão de certificações da construção sustentável no Brasil.