Masdar: a primeira cidade totalmente sustentável

1212

Masdar será a primeira cidade 100% sustentável do mundo. Parece futurístico e idealista demais, mas está virando realidade desde 2008, no meio de um deserto nos Emirados Árabes Unidos a 30 km da capital, Abu Dhabi. A previsão é que deca durabolin até 2030, a cidade abrigue cerca de 40 mil pessoas e apenas empresas não poluidoras.

Mas a ideia não é só criar uma cidade limpa no meio do deserto. A intenção é que a cidade seja realmente sustentável, isto é, utilizar os recursos de maneira inteligente, aproveitando o máximo possível de seus potenciais.

Masdar não será só inteligente e limpa. Será bonita. Mas não uma beleza apenas estética, mas um design ligado ao aproveitamento energético. Como a região recebe quase 12 horas diárias de sol, usinas solares com imensos painéis foram distribuídas estrategicamente ao redor do empreendimento. Ela será abastecida com água do mar da Arábia dessalinizada, reaproveitada após o uso. Um dos objetivos é consumir 50% menos água do que a média mundial. De fato, inteligência e aproveitamento, são os conceitos-chaves. Todos os veículos serão públicos, elétricos e automatizados e só circularão no subsolo.

Na superfície o transporte e a energia também são racionais. Para aproveitar a brisa do deserto, Masdar será erguida sobre uma elevação de 7 metros. E, para evitar a incidência do sol escaldante da região, as ruas serão estreitas, potencializando a canalização do vento e a formação de sombras e amenizando as altas temperaturas.

As diversas áreas arborizadas darão preferência a espécies que produzem biocombustíveis. A praça central terá toldos que vão abrir e fechar ao longo do dia, de acordo com a temperatura. Para restos orgânicos, a comunidade terá usinas públicas de compostagem, cujo adubo será usado nas áreas verdes.

A cidade pretende atrair até centenas de empresas sustentáveis com um pacote de incentivos. General Electric, Mitsubishi e Siemens já estão confirmadas para ligarem suas marcas à ideia de cidade 100% limpa. Afinal, sustentabilidade é bom para o planeta, mas é muito melhor para os negócios.

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *