PRODUTO DE STARTUP SUECA CRIA ADAPTADOR PARA TORNEIRAS QUE ECONOMIZA 98% DE ÁGUA

pljh

Um adaptador para torneiras que promete economizar até 98% de água foi concebido pela empresa sueca Altered. O produto, que pode ser adaptado a torneiras já existentes, retém a maior parte da água ao criar uma espécie de névoa.

“Como economizamos 98% da água sem perder a funcionalidade? O truque é a ‘atomização’: divide-se a água em milhões de partículas e, basicamente, cria-se uma grande névoa”, explica o chefe de inovação da empresa, Kaj Mickos. “Com ela, você consegue um aproveitamento muito maior da água que sai da torneira, quase total, sendo possível enxaguar as mãos ou lavar a louça com apenas uma fração do que sai pela torneira. ”

A ferramenta ainda conta com um interruptor, que permite o uso de uma corrente maior de água quando necessário. Ainda assim, a economia é de 85%. “A maior parte da água das torneiras comuns ricocheteia na pele ou passa pelas mãos sem ao menos tocá-las”, diz o CEO da companhia, Johan Nihlén. “Isso representa milhões de galões de água escorrendo entre os dedos ralo abaixo, é preciso mudar isso. ”

A empresa calcula que aproximadamente 18% da água utilizada em casa corresponde ao desperdiçado nas torneiras, o que equivale a 32 galões de água gastos por casa diariamente. Em uma cidade como o Rio de Janeiro, isso representaria 50 milhões de galões desperdiçados diariamente.

O produto está em fase de arrecadação na plataforma de crowdfunding Kickstarter. O prazo para contribuição ainda não acabou, restam 21 dias, mas a meta de 250 mil coroas suecas (R$ 97,5 mil) já foi ultrapassada. Até o momento, foram arrecadadas mais de 1,6 milhões de coroas suecas (R$ 623,2 mil).

Assista como funciona o produto:

 

Dessa forma, observando que através da alta pressão do produto há a diminuição da quantidade de água a ser usada no processo, essa tecnologia será um importante mecanismo para que as empresas possam reduzir a quantidade de água utilizada em cada atividade, contribuindo com a redução do consumo e estabelecendo um novo parâmetro para a pegada hídrica.

É notório destacar, portanto, a intrínseca relevância deste produto para com o projeto de pesquisa intitulado “Sistema de suporte à decisão combinado a pegada hídrica para à análise da sustentabilidade em região semiárida”, aprovado através da Chamada Universal MCTI/CNPq Nº01/2016 sob a responsabilidade do Prof. Rodolfo José Sabiá e que tem por objetivo geral analisar a sustentabilidade da região semiárido através do sistema de suporte a decisão combinado a pegada hídrica.

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *